sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Relatório do conselho (18/09)

Conselho 18/09-

Foi pedido representantes de muitos setores para compor um grupo no TUSP com funções bem variadas, acompanhar escolha de programação, parte financeira e outros. (existe uma ficha com os detalhes, temos só de pegar uma cópia na secretaria do CAC.).Logo os alunos do departamento tem de escolher um representante para este grupo!

-Algumas reclamações (referentes a relação dos estudantes e os funcionários da produção) foram feitas em carta do aluno Humberto ao conselho. Os problemas factuais foram discutidos, mas algumas dificuldades são mais recorrentes. Assim foi marcada uma Reunião aberta (com os funcionários da produção) para discutirmos as regras e o uso do espaço no dia 25/09 - 12:00

Foram indicados para ocupar o cargo de representantes da comissão de pesquisa a professora Bet Azevedo e o professor Fausto Viana. Eles estariam ocupando esta comissão no lugar do professor Felisberto Sabino que declinou do cargo para assumir a chefia do departamento com maior disposição de tempo. (o próprio Fausto se indicou......)

-Foi aprovada a mudança no regimento interno para que tenhamos um Funcionário como representante no conselho. Agora é só mandar o pedido para os responsáveis na ECA.

-Foram abertas inscrições para pedirmos auxílio transporte em festivais neste semestre (metade do transporte é pago com dinheiro do departamento para os alunos). Essa era ma prática do período em que a Karem estava como chefe de departamento, mas ocorria sem nenhum parâmetro. Estamos começando a pensar em como podemos fazer para que todos que desejam este auxílio conseguirem de acordo com as possibilidades. Os alunos interessados devem fazer seu pedido e entregar na secretaria.

-A carta: Quando entrei na sala (atrasado) o Felisberto estava contando aos outros professores como havia sido a reunião do dia 13. O que pude ouvir já tinha sido um pouco distorcido. Só no final do conselho voltamos a este assunto. Quando voltamos a falar deste ponto li a carta. Com certo silêncio assustador (hehehe). Por um tempo nada foi dito. O primeiro professor a se manifestar foi o Fausto, dizendo que estávamos voltando no passado, que a proposta trazida na carta estava em função de problemas já resolvidos. TODOS os professores em seguida concordaram com a posição do Fausto e me questionaram se valia a pena continuar com essa questão do Ameba, uma vez que o problema já havia sido discutido e acordado.Como a coisa começou a ficar um pouco em tom de guerra resolvi buscar elementos práticos. No dia 13, na frente da do Felisberto, do Irineu, da Bet, do Bruno, da Keli e do Paulo eu pedi que se o Fausto tinha documentos de um acordo feito em reunião entre professores e alunos sobre o Ameba que ele levasse no conselho para que eu pudesse dizer aos alunos que não devemos mais reclamar por algo que já está decidido e acordado por nós (também). No dia ele respondeu que seria complicado mas que tinha esses documentos e que então levaria.No Conselho ele disse: "acho que não tenho esses documentos, mas lembro que acordos foram feitos de boca".A Malu sugeriu que o problema estava nos representantes que não conseguiram levar a conversa até os alunos.TODOS os professores entraram com esse argumento de que algo acordado de boca tem sua validade e sua impossibilidade de ser provado. Assim eu comecei a dizer que o problema está aí: nós não resolvemos nada. O assunto ainda esta duvidoso para os alunos e para os próprios professores.A coisa virou uma discussão. No meio o Fausto disse algo parecido com o que já havia dito antes: "pode ser em qualquer sala, no gramado, no chão, onde for, só preciso de um espaço para dar a aula".A carta ficou a ser discutida, mas não falamos quem é que vai discutir a carta (se o conselho se os professores isoladamente).Por fim, muitas coisas foram ditas, mas pedi uma reunião aberta para resolvermos o assunto.Assim foi maracado para 02/10 - 9:00 Reunião aberta sobre Ameba e afins.
Vamos participar e busacar soluções para o assunto.(conversei com o Rafinha e ele se comprometeu a vir na reunião do Gêmio e na reunião do dia 02 e levara da boca dele o que foi conversado ou não com ele enquanto estava como RD do CAC)

(Os escritos "O Ameba Vai Voltar", a carta deixada no interior da sala 26 (ex-ameba) e o formigueiro colocado na mesma sala não foram mais questionados)

Nenhum comentário: