sábado, 10 de novembro de 2007

Nos enganaram com La Primavera

Nesta madrugada foram retirados os estudantes da PUC/SP que na terça-feira ocuparam a reitoria depois de uma audiência pública que apresentava à comunidade universitária o redesenho institucional.
Os estudantes estavam em protesto contra este redesenho que, tocado pela vigente gestão e pelo Conselho Universitário, poda claramente a democracia universitária. Os estudantes se dispuseram a dialogar com a reitora para construir um redesenho que tenha a participação livre e expressiva de todos, sem privilégios ou concessões arbitrárias.
Depois de 30 anos, a tropa de choque põe novamente os pés na Pontifícia Universidade Católica, e desta vez não foram ordenados pelo Estado de Exceção e sim pela atual reitora, Maura Pardini Bicudo Véras.
Foi lido o documento que exige a reintegração de posse e os estudantes, de cinco em cinco, acabaram por ser retirados do local. A Tropa também recolheu seus nomes e RG para fim ainda desconhecido.
Na manhã do dia 10, a tensão dos estudantes, funcionários e professores na Universidade, enfeitava ainda mais o absurdo cenário. O Choque armado com porretes e rifles ficou parado aos portões do prédio já desocupado, impedindo a entrada de qualquer um que não estivesse ali autorizado para realizar vistoria e limpeza.
Por volta das dez horas, professores que iam dar aula no prédio novo da PUC decidiram ministrar uma aula pública para mostrar sua indignação com a sufocante presença dos policiais. A aula, no entanto, não aconteceu porque os professores temeram uma possível demissão caso deixassem claro seu posicionamento em relação ao acontecido.
O movimento OcupaPuc postou hoje em seu blog um panorama geral da situação, o endereço é: http://www.ocupapuc.wordpress.com
Para variar, os componentes da tropa de choque estavam sem identificação.
o nosso aprisionamento numa estrutura política, social, educacional, totalmente dissoluta e reacionária.

Nenhum comentário: